Ndalatando - A vice-governadora da província do Cuanza Norte para o sector Político, Social e Económico, Luzia José, defendeu, nesta sexta-feira, o envolvimento das comunidades nos programas para a promoção da higiene nas escolas, no sentido de prevenir doenças nas crianças.
Falando no acto antecipado do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, a ser assinalado a 15 de Outubro, a governante considerou fundamental que a comunidade abrace os programas que visam a promoção da higiene nas escolas.
Luzia José sugeriu também a apresentação de iniciativas que promovam actividades ligadas à limpeza e melhoria das práticas de higienização das mãos.
Informou que com o objectivo de tornar as escolas auto-suficientes em produtos de higiene, o Ministério da Educação realizou, recentemente, na circunscrição, um programa de formação para a produção de sabão artesanal, dirigido a professores, gestores escolares e trabalhadores de centros municipais.
Lembrou que lavar as mãos pode contribuir de maneira significativa, para a redução da mortalidade e da má nutrição infanto-juvenil.
Para celebrar à data, mil e 200 alunos do Complexo Escolar Santa Maria Goretti, em Ndalatando, participaram no acto que visou consciencializar a sociedade sobre as vantagens deste cuidado de saúde.
O referido complexo escolar conta, no presente ano lectivo, com 2.376 alunos matriculados do ensino primário até a 13ª classe. EFM/IMA/OHA