Sumbe – Uma campanha de desparasitação de crianças em idade escolar teve início esta segunda-feira, nos municípios do Cassongue, Conda, Cela, Quilenda, Seles e Sumbe, província do Cuanza Sul, soube hoje a Angop.
De acordo com o supervisor do programa de controlo das doenças negligenciadas, Cristiano Andrade, a acção vai durar cinco dias e será realizada nas escolas do ensino primário e do primeiro ciclo.
Segundo o responsável, a administração do Albendazol tem como objectivo reduzir e tratar a carga parasitária no organismo das crianças.
Essa decisão foi tomada em conformidade com uma directiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual, deve-se realizar campanhas do género sempre que se registar a prevalência de schistosomiasis acima de 10 por cento da população.
“Em 2019, mapeamos alguns municípios do Cuanza Sul e constatou-se isso mesmo”, assegurou o técnico, razão pela qual estão seleccionadas essas localidades.
A província do Cuanza Sul, com uma área territorial de 55.600 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em dois milhões e 110 mil habitantes, a quinta mais populosa de Angola, distribuída pelos municípios de Amboim, Cassongue, Cela, Conda, Ebo, Libolo, Mussende, Porto Amboim, Quilenda, Quibala, Seles e Sumbe.