Camabatela - O sector da saúde no município de Ambaca, província do Cuanza Norte, conta com 32 novos técnicos de saúde, que vão reforçar os serviços de assistência médica às populações.
Entre os novos técnicos de várias especialidades, apurados no concurso público de 2019, consta 14 enfermeiros, sete médicos, três técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, uma psicóloga clínica e igual número de fisioterapeuta.
Consta ainda do grupo, farmacêuticos, gestores, comunicólogos, entre outros.
A cerimónia de apresentação destes profissionais foi testemunhada pelo administrador municipal de Ambaca, Francisco António Cambango, que solicitou aos novos profissionais de saúde maior empenho e dedicação no exercício das suas funções.
Com a chegada desses técnicos eleva para 17 o número de médicos e para 300 o de enfermeiros.
Com uma população estimada em 61 mil 769 habitantes, o município de Ambaca, localizado a 180 quilómetros a norte de Ndalatando, capital da província, possui uma extensão de 3.080 quilómetros quadrados.
Conta com uma rede sanitária constituída por dois hospitais municipais, sete centros e 14 postos de saúde, distribuídos nas quatro comunas que integram a municipalidade.