Ndalatando - O Gabinete de Saúde do Cuanza Norte está a facilitar o acesso aos testes de Covid-19 aos cidadãos que pretendem transpor a cerca sanitária de Luanda, para a aquisição de bens essenciais, durante a época festiva.
Em declarações à Angop nesta quinta-feira, a directora do Gabinete Provincial de Saúde, Filomena Wilson, informou que a instituição criou um posto de testagem comparticipada para os indivíduos interessados em conhecer o seu estado serológico e para os que pretendem transpor a cerca sanitária de Luanda, sobretudo, para compras nesta época de festa.
O serviço de saúde deu a conhecer que atende, em média, diariamente, desde Novembro, 50 solicitações, cujo critério abarca a emissão de uma guia de pagamento por parte da instituição, com a qual o utente se dirige a repartição de finanças e após a apresentação do comprovativo de pagamento é submetido ao teste rápido.
A par do gabinete provincial, referiu, foi igualmente criada uma equipa de testagem rápida da Covid-19 no posto do Zenza do Itombe.
Indicou que desde a abertura do processo de testagem comparticipada foram rastreados 400 cidadãos, dos quais 86 tiveram o diagnóstico IGG, que certifica terem sido alguma vez infectados com à Covid-19, mas sem manifestarem qualquer sintomatologia.
Alguns cidadãos interpelados enalteceram a medida das autoridades sanitárias que facilita o acesso aos testes, permitindo que as pessoas possam transpor a cerca sanitária de Luanda sem constrangimento e que cada um tenha conhecimento do seu estado serológico em relação à pandemia.
O taxista António de Barros disse sentir-se satisfeito com a medida das autoridades de saúde, pois os passageiros desprovidos de testes podem fazê-lo no Zenza do Itombe, que demora em média 20 a 30 minutos.
A viagem de carro Luanda/Ndalatando está a 10 mil kwanzas por passageiro.
A província do Cuanza Norte registal 367 casos positivos de Covid-19 confirmados, com um óbito, num universo de sete mil e 800 pessoas testadas.