Ndalatando - Mil e 31 cidadãos foram vacinados contra a Covid-19, na província do Cuanza Norte, durante os dois primeiros dias da campanha, aberta sábado em Ndalatando (capital da província).
Segundo a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Maria Filomena Wilson que prestou a informação hoje, segunda-feira, à Angop, a vacinação abrangeu 552 cidadãos, no sábado e 479, no domingo, num universo de 1.750 indivíduos cadastrados.
Esclareceu que para a presente campanha, cuja primeira fase decorre no município de Cazengo, estão disponíveis 6.250 doses de vacinas, das 12 mil previstas para a toda a província.
A campanha decorre no pavilhão multiuso de Ndalatando e está a ser assegurada por mais de 100 técnicos, entre vacinadores, registadores, supervisores e equipas de emergências médicas para atender qualquer situação de alteração que venha a ser registada em algum utente, em decorrência da administração da vacina.
Maria Filomena Wilson fez saber terem elaborado uma estratégia que prevê o alargamento paulatino do processo da vacinação aos restantes nove municípios da província, onde a prioridade da imunização está a ser dada aos profissionais de saúde, efectivos das forças de defesa e segurança, indivíduos da terceira idade, professores e outros.
No que concerne ao processo de testagem contra a Covid-19, a responsável disse que a província conta com postos instalados nos dez municípios, onde até ao momento foram realizados mais de 7.800 testes da Covid-19, com saldo de 398 casos positivos e três óbitos.
A província do Cuanza Norte está situada no extremo Noroeste de Angola e a 190 quilómetros de Luanda. A mesma tem como capital a cidade de Ndalatando e compreende uma extensão territorial de 20.252 quilómetros quadrados.