Mbanza Kongo – Setenta e dois mil e três cidadãos aguardam pela administração da segunda dose da vacina contra à Covid-19, na província do Zaire.
A informação foi avançada, esta quarta-feira, à imprensa, em Mbanza Kongo, pelo supervisor provincial da promoção da saúde, Andrade Lunzayilawo Kianzuaku, tendo acrescentado que as autoridades sanitárias locais dispõem de 153 mil e 342 doses de vacinas para atender esses casos.
“Temos doses de vacinas suficientes para esse tipo de situações. Estamos a pedir a população que ainda não tomaram a segunda dose para se dirigir aos postos de vacinação em funcionamento nas sedes municipais”, solicitou.
Informou que as autoridades sanitárias dispõem de doses da Pfizer e Sinopharm, aguardando, nos próximos dias, a chegada de outras vacinas.
Sem avançar dados estatísticos, a fonte disse que os municípios do Soyo e de Mbanza Kongo registam o maior número de cidadãos vacinados, seguindo-se as circunscrições do Nzeto e Cuimba.
Fez saber que 105 mil e 164 cidadãos já tomaram a primeira dose da vacina nos seis municípios da região, num processo que teve início a 12 de Abril deste ano .
Com uma extensão territorial de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 500 mil habitantes distribuídos em seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias.