Mbanza Kongo- O governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, atribuiu, nesta sexta-feira, em Mbanza Kongo, o aumento de casos na região ao desrespeito das medidas de prevenção.
"O desacreditar na existência da doença, a brincadeira e o desleixo podem conduzir o Zaire para um descontrolo da situação sanitária, e, em consequência disso, a mais mortes de cidadãos, alertou o governador.
Numa intervenção focada, fundamentalmente, na situação da pandemia na região, que regista 518 casos positivos e 12 mortes, na tradicional cerimónia de cumprimento de fim de ano, Pedro Makita Armando Júlia pediu para que a população local sirva de activista na luta contra este inimigo invisível.
“ Contra este inimigo impiedoso sejamos, todos nós, activistas na divulgação das medidas de prevenção e o seu combate, recorrendo a todas as línguas faladas na região e a todos os recursos possíveis”, reforçou.
Apontou como armas para o combate o uso correcto das máscaras faciais, lavagem regular das mãos com água e sabão ou sua desinfecção com álcool gel, o respeito ao distanciamento social, entre outras.
Segundo o governante, cumprir essas medidas é lutar pela vida, o bem mais precioso, frisando que só com saúde é possível cada um dos cidadãos contribuir para o desenvolvimento do país e da província.
Recordou que decorrem obras de construção de hospitais de campanha no Nzeto e Soyo, para fazer face à pandemia da Covid-19, augurando o fim rápido da pandemia para que estas infra-estruturas não cheguem a receber nenhum paciente com o vírus da Sars-cov 2.
Quatro municípios no mapa
Quatro dos seis municípios da província do Zaire, norte de Angola, estão no mapa estatístico da Covid-19.
Trata-se dos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco, este último integrou a lista nos últimos dias, com o registo de cinco casos positivos.
Dos casos positivos registados, 344 foram já recuperados.
Os municípios fronteiriços do Nóqui e Cuimba são os únicos que ainda não reportaram casos positivos desta pandemia.
Com uma extensão territorial de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 500 mil habitantes distribuídos em seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias.