Huambo - Quatrocentas e 24 gestantes foram vacinadas contra a Covid-19, em duas semanas, na província do Huambo, cifra muito aquém das expectativas das autoridades sanitárias locais, soube a Angop, esta terça-feira.
Conforme o chefe do departamento local de Saúde Pública, Celestino Maquina, em média são imunizadas 50 gestantes diariamente no único posto montado para o efeito, no Pavilhão Multi-usos “Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, quando as expectativas eram de 100/dia.
Informou que para esta franja da sociedade está a ser administrada exclusivamente a vacina da Pfizer, por ajudar, também, na protecção do feto contra doenças respiratórias e outras patológicas que possam afectá-lo mesmo no ventre.
Nesta conformidade, Celestino Maquina disse ser importante o reforço das acções de sensibilização e mobilização da sociedade, sobre a importância da vacinação na prevenção e combate à Covid-19.
“Pedimos a todas grávidas a afluírem, de forma massiva, ao posto de vacinação sem qualquer receio, pois que a vacina da Pfizer mereceu estudos a nível internacional, feitos com base ao bem-estar da mãe e do feto”, referiu.
Disse que a campanha de vacinação às gestantes deverá ser estendida em todos os municípios, com objectivo de imunizar toda esta franja da sociedade.
De forma geral, o responsável adiantou que desde o início da campanha de vacinação, a 26 de Março último à presente data, foram vacinados 309 mil cidadãos, 33 por cento dos quais já com a segunda dose da Astrazeneca, Sinopharm, da Pfizer e com dose única da Johnson & Johnson.
O quadro epidemiológico da Covid-19 nesta região do país, habitada por mais de dois milhões e 500 habitantes, distribuídos em 11 municípios, indica o registo de três mil e 247 casos, com três mil e 34 recuperados, 125 óbitos e 88 em tratamento institucional e domiciliar.