Huambo – A secretária do Sindicato dos Enfermeiros na província do Huambo, Justina Nanhatxia Andrade Eculica, solicitou hoje, quarta-feira, o reforço dos meios de biossegurança nas unidades hospitalares para proteger os profissionais de saúde da covid-19.
Na sua intervenção, na 1ª Conferência Ordinária da organização sindical, da qual resultou na sua reeleição para mais um mandado de cinco anos, Justina Eculica considerou insuficientes os meios biossegurança colocados à disposição dos profissionais, daí a razão da solicitação do reforço.
Noutra parte das suas declarações, a interlocutora disse que vai, nos próximos cinco anos, continuar com a luta pela actualização da carreira dos profissionais de saúde.
A sindicalista fez saber ainda que o reforço da formação profissional, social e cultural dos associados e entidades empregadoras constituem igualmente as suas linhas de força para o cargo em que foi eleita.
Este sindicato conta com dois e 323 filiados que garantem assistência médica/medicamentosa a um universo de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes que vivem no Planalto Central de Angola.
Até ao momento, as autoridades sanitárias da província do Huambo reportaram 77 casos activos, 73 recuperados e quatro óbitos.