Huambo – O Ministério da Saúde premiou terça-feira, nesta cidade, com uma motorizada a primeira vencedora da província do Huambo do sorteio da campanha de vacinação contra a Covid-19.
Trata-se de Raquel Ginga Katchuaca, de 21 anos de idade, sorteada no dia 18 de Dezembro, depois de ter recebido a segunda dose no dia 16, num dos postos de vacinação instalado no interior desta cidade.
A contemplada destacou a importância do prémio, referindo que tem um valor acima do patrimonial, por resultar do cumprimento de um dever de cidadão.
Disse não ter efectuado qualquer outro procedimento para participar e ser sorteada, para além de apanhar as duas primeiras doses da vacina, por isso, apelou aos demais cidadãos ainda não vacinados ou com doses recomendáveis em falta, no sentido de afluírem aos postos de vacinação.
No mesmo diapasão, continuou o o chefe do departamento local de Saúde Pública, Celestino Máquina, quando orientava o acto da entrega do referido prémio, salientou que para além da possibilidade de se ganhar prémios, a vacina constitui a única prova para se proteger da doença.
Revelou ainda serem muito baixos os indicadores em termos de cobertura de imunização da população contra a Covid-19, devido a fraca adesão nos postos de vacinação, sobretudo na segunda e dose de reforço.
De acordo com o responsável, desde o início da campanha de vacinação em Março de 2021, a província do Huambo conta com 954 mil e 190 cidadãos vacinados, sendo 633 mil e 217 com a primeira dose, 270.145 com a segunda, 38.533 com a dose única e 12.295 com a de reforço.
Nesta região, habitada por mais dois milhões e 600 mil habitantes, prevê-se vacinar um milhão, 252 mil e 934 cidadãos, maiores de 13 anos de idade, que constituem o público-alvo.
A situação epidemiológica da província do Huambo indica o registo de cinco mil 277 casos, destes cinco mil 129 recuperados, 144 óbitos e quatro em tratamento.