Lubango - Cinco mil 182 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra à Covid-19, na província da Huíla, nos primeiros seis dias da campanha de vacinação.
Após a administração da vacina, feita de segunda a sábado, 40 pessoas apresentaram ligeiros efeitos considerados “normais”, como dor de cabeça, febres, náuseas e braço dorido.
A informação foi avançada esta quarta-feira, pela directora do gabinete provincial da Saúde, Luciana Guimarães, declarando que estão a vacinar perto de mil pessoas por dia, um número que ainda não satisfaz, reforçando por isso o apelo às pessoas dos grupos prioritários a aderirem a vacinação.
Afirmou que as chuvas, que caiem quase todos os dias na cidade do Lubango, estão a influenciar na fraca adesão das pessoas, assim como a causar falhas de internet, o que torna lento o processo de inserção dos dados na plataforma digital.
Reforçou que já começou o plano de abordagem nos municípios, com a formação dos responsáveis municipais do sector, a fim de iniciarem o cadastramento das franjas prioritárias, nos seus locais de jurisdição, e posteriomente a vacinação, em pouco tempo.