Dundo – Dois milhões, 71 mil, 128 Kwanzas é o valor arrecadado pelas autoridades da Lunda Norte, de Junho a Dezembro de 2020, resultantes de 214 infracções e/ou incumprimento das medidas de biossegurança e violação da cerca sanitária imposta à província de Luanda por parte de alguns cidadãos.
A informação foi avançada quinta-feira, no Dundo, pelo delegado provincial do Interior em exercício na Lunda Norte, comissário bombeiro Venâncio Eduardo, durante a primeira reunião da Comissão Multissectorial de Resposta a Covid-19, que analisou o ponto de situação epidemiológica da província.
Disse que as infracções consubstanciaram-se no não uso de máscaras na via pública, ajuntamentos, violações constantes da cerca sanitária, uso incorrecto de máscaras, desacato a autoridade, circulação na via pública fora do horário estabelecido, entre outras.
O município de Chitato lidera o índice de violações com 86, seguido do Cuango (72), Lucapa (32), Cambulo (16) e Xá-muteba (7).
O oficial informou que o valor foi depositado na Conta Única do Tesouro, apelando a população a cumprir com as medidas impostas pelo Estado para não incorrerem às multas e contribuírem no combate a propagação da pandemia.
Avançou que os órgãos de Defesa vão redobrar a fiscalização na via pública, locais de maior concentração populacional, para o cumprimento rigoroso das medidas que visam o corte da cadeia de transmissão.
A província da Lunda Norte tem o registo de 221 casos positivos, dos quais 153 activos, três mortos e 65 recuperados. Cinco pacientes recebem tratamento no Hospital de Campanha do Dundo por apresentarem sintomas e o resto em suas residências por serem assintomáticos.