Huambo – O 2º secretario do MPLA na província do Huambo, Adérito Chimuco, exortou os militantes da JMPLA a estarem mais envolvidos nas acções de sensibilização para a observância das medidas de prevenção e combate à Covid-19.
Segundo o dirigente político-partidário, que falava durante a VI sessão plenária ordinária do comité provincial da organização juvenil do MPLA, é importante que os militantes da JMPLA, cujos membros integram a força motriz da sociedade, estejam alinhados com as estratégias de combate a esta pandemia, começando pela sensibilização nas comunidades.
Adérito Chimuco realçou a necessidade de ajudarem na sensibilização sobre a importância da vacinação na prevenção desta pandemia, sem descurar as medidas de biossegurança: lavagem constante das mãos ou desinfecção com álcool em gel, uso correcto da máscara de protecção facial, distanciamento físico e social, entre outros.
Lembrou que as restrições impostas em sede da situação de Calamidade Pública que o país observa, forçaram o partido a adoptar novos métodos de trabalho para assegurar a proximidade necessária e permanente entre as estruturas intermédias e as de base.
O quadro epidemiológico da província do Huambo, habitada por dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, apresenta o registo de mil e 50 infecções, com 879 recuperados, 36 óbitos e 136 activos.
A reunião da JMPLA analisou, entre outros, o processo de revitalização das estruturas de base, de modo a encontrarem as melhores opiniões políticas ou propostas que servirão para melhorar e corrigir as acções que se impõem.
Entre vários temas, foram apreciados e discutidos o relatório de balanço das actividades desenvolvidas ao longo do I quadrimestre e o plano de actividade para o segundo quadrimestre.