Luena – Mais de 213 mil pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19, das 458 mil 468 prevista pelas autoridades da província do Moxico, desde o início da campanha, soube esta terça-feira à ANGOP.
De acordo com dados a que a ANGOP teve acesso, das pessoas vacinadas, apenas 65 mil já tomaram mais de duas doses, enquanto as demais ainda não regressaram aos postos de vacinação.
A pandemia incidiu, maioritariamente, na fase etária entre os 20 a 29 anos de idade, seguido do grupo entre os 30 a 39, sendo o sexo feminino a franja mais afectada.
Os casos de mortes provocadas pela pandemia envolveram, maioritariamente, a cidadãos com mais de 60 anos de idade, com 39 por cento, seguido do grupo dos 40 a 49 anos de idade, com 18 por cento.
Em declarações à imprensa, o chefe de departamento provincial de Saúde Pública do Moxico, Henriques Caiombo, disse que a taxa de participação da população à campanha é razoável, estando a decorrer o processo de vacinação à criança e o reforço da terceira dose.
Por sua vez, o Governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, após tomar, hoje, a terceira dose da vacina contra a Covid-19, apelou às famílias a aderirem à campanha de vacinação, com vista a fortalecer a imunidade e cortar-se a cadeia de transmissão.
O governante apelou, por outro lado, os diversos sectores da província a intensificarem a campanha de sensibilização para permitir às comunidades terem maior informação sobre a importância das vacinas.
Quanto às incidências dos casos de Covid-19, a província registou mil 19 casos da pandemia, provocando 48 óbitos, 956 recuperados e 15 activos.