Malanje- Cinquenta e cinco mil e 555 cidadãos foram vacinados contra a Covid-19 em Malanje, desde o início da campanha em Abril último, informou hoje, quarta-feira, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião.
O responsável fez saber que das vacinas, destaca-se primeira e segunda doses dos tipos Pfizer e da AstraZeneca, esta última com rotura no stock.
Precisou que nesta altura, regista-se um elevado número de cidadãos à espera da segunda dose da Astrazeneca, pelo que aconselhou a manter a calma, tendo em conta que ainda se encontram dentro do prazo de vacinação.
Realçou haver adesão dos cidadãos aos postos de vacinação, mas lamentou a fraca capacidade de resposta devido a escassez de vacinas, sobretudo AstraZeneca.
Por outro lado, Avantino Sebastião anunciou a entrada em acção de três brigadas móveis de vacinação nos mercados informais e outros locais de concentração populacional, ao nível do município de Malanje.
Reiterou o apelo a população para o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 e a evitar a auto-medicação, sob pena de agravar o estado de saúde.
A província de Malanje recebeu 49 mil e 200 doses da vacina Astrazeneca e 11 mil 700 da Pfizer, distribuídas pelos 14 municípios.
Até ao momento, foram registados 434 casos confirmados da Pandemia, 357 dos quais recuperados, 42 casos activos e 29 óbitos.
Dentre os casos activos, quatro estão internados no centro de tratamento da Cahala e 38 com sintomas leves e moderados recebem tratamento domiciliar.