Malanje- Vinte e nove mil e 16 adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade foram vacinados contra a Covid-19 na província, desde o arranque do processo em Dezembro de 2021.
Contrariamente a fraca adesão registada no início da campanha, a afluência de adolescentes aos postos de vacinação tem vindo a aumentar desde os primeiros dias do mês de Janeiro, fruto das acções de sensibilização junto desta franja, informou o Supervisor Provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Frederico Muatchimbau.
Fez saber que a província conta com um stock de 50 mil doses da vacina da Pfizer para administrar em adolescentes, mas apontou a escassez de seringas de 0,3 mililitros como um dos factores que poderá vir a abrandar a vacinação do referido público-alvo, nos próximos dias.
Fez saber que dentro de uma semana a província vai reforçar o stock com mais doses da vacina da Moderna, para adolescentes.
Relativamente à vacinação de adultos, disse que o número de cidadãos com a primeira dose ronda os 331 mil e 380, ao passo que apenas 116 mil e 618 cidadãos têm a segunda dose da AstraZeneca e Pfizer e três mil e 380 receberam a dose única da Jhonson & Jhonson.
Diante disso, apelou os cidadãos maiores de 18 anos a aderir a vacinação, com vista a prevenir-se da covid-19 e travar a cadeia de contágio.
A província de Malanje conta com um acumulado de 950 casos positivos da Covid-19, dos quais 531 recuperados, 53 óbitos e 366 activos.
Entre os activos, oito estão internados com sintomas leves e moderados.