Menongue - As autoridades sanitárias no Cuando Cubango já vacinaram 23 mil 399 adolescentes, entre 12 e 17 anos, fez saber, esta quinta-feira, o supervisor provincial dos cuidados primários da Saúde Pública, Daniel Nazaré.
O responsável referiu que foram, igualmente, vacinados 23 mil 419 adultos, com a administração das vacinas Astrazeneca, Pfizer, Johnson & Johnson e Sinopharm.
Assegurou que o gabinete de educação dispõe de quantidades de vacinas suficientes para acudir a demanda, uma vez que se pretende vacinar toda a população abrangida, numa altura em que o stock conta com 4 mil e 521 doses de Astrazeneca, Pfizer, Johnson & Johnson Sinopharm.
Daniel Nazare disse que para a contínua prevenção e combate à Covid-19, as autoridades sanitárias têm intensificado, nos últimos dias, campanhas de sensibilização nas comunidades rurais sobre a importância da segunda dose da vacina contra a pandemia.
"Esta sensibilização tem sido realizada nas aldeias, onde os habitantes não têm acesso aos órgãos de comunicação social", referiu.
A sensibilização, de acordo com Daniel Nazaré, passa pela continuidade no cumprimento dos cuidados preventivos, como o uso de máscara, o distanciamento social e a frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.
O Cuando Cubango conta com 19 postos de vacinação, Menongue com três e os restantes municípios com dois postos, um móvel e um fixo cada, sendo que a falta de meios de transporte para alcançar as comunidades mais distanciadas da capital da província (Menongue), constitui a maior preocupação.
Desde Setembro de 2020, que o Cuando Cubango registou o primeiro caso, foram registados mais de mil casos da Covid-19, destes 51 resultaram em morte.