Huambo - Dez mil e 972 pessoas foram imunizados, nos últimos cinco dias, na província do Huambo, com a dose única da vacina Johnson & Johnson, no âmbito da campanha massiva de vacinação contra a Covid-19.
Conforme o chefe de departamento Saúde Pública, Celestino Maquina, trata-se de cidadãos dos 11 municípios da província que beneficiaram das nove mil doses disponibilizadas, este mês, pelo Ministério da Saúde.
Celestino Máquina esclareceu que em alguns casos, numa única dose, foi possível vacinar seis pessoas, daí a razão do número de imunizados ser superior as doses colocadas à disposição.
O responsável informou que as autoridades sanitárias da província registaram o esgotamento do stock desta vacina, em menos de uma semana, o que motivou a suspensão da campanha.
De acordo com Celestino Máquina, 12 mil e 122 pessoas aguardam pela segunda dose da vacina Astrazeneca, suspensa em Julho por esgotamento de stock.
Celestino Máquina apelou, por esta razão, os cidadãos a manterem a calma, uma vez que ainda se encontram nos prazos recomendados de 90 dias, enquanto se aguarda pela disponibilização de uma nova logística do Ministério da Saúde.
As autoridades sanitárias estimam vacinar 60 mil pessoas, sendo que 3.7 por cento desta cifra já está imunizada.
O quadro epidemiológico da região, habitada uma população estimada em dois milhões e 500 habitantes, indica a confirmação de dois mil e 215 casos, com dois mil e 57 recuperados, 91 óbitos 67 em tratamento institucional e domiciliar.