Saurimo – A província da Lunda Sul foi reforçada, este sábado, com um lote de 14 mil e 400 doses de vacina “Astrazeneca” contra a Covid-19.
Em declarações à imprensa, o coordenador adjunto da comissão de resposta rápida à pandemia na Lunda Sul, Viegas de Almeida, fez saber que este lote de vacina reforça a capacidade logística da província, no quadro do processo de imunização da população contra a Covid-19.
Explicou que a prioridade da vacina recai para as comunas que não foram abrangidas na primeira fase da campanha de vacinação, para uma cobertura de imunização alargada.
Conforme Viegas de Almeida, na Lunda Sul existem apenas quatro pontos de vacinação contra a Covid-19, números insuficientes para atender a demanda da população, daí a pretensão do gabinete da Saúde abrir mais postos no município de Saurimo, de forma a atingir maior número de cidadãos imunizados.
Segundo o responsável, a comissão está em condições para retomar a campanha na próxima semana, suspensa desde o mês de Junho, pelo que apela a população a ocorrer aos postos de vacinação.
Desde o inicio da campanha, na província da Lunda Sul já foram vacinadas 28 mil cidadãos.
A província da Lunda Sul tem registado 505 casos positivos, dos quais 81 activos, 443 recuperados e oito óbitos.