Huambo – Um lote de nove mil doses de vacinas Johnson&Johnson foram colocadas esta terça-feira, à disposição das autoridades sanitárias da província do Huambo, no âmbito da campanha massiva de vacinação contra a Covid-19.
Conforme o chefe do departamento de Saúde Pública nesta região, Celestino Máquina, ao confirmar o facto à ANGOP, com a chegada das novas vacinas, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, a província está em condições de retomar, a qualquer momento, a campanha de vacinação, suspensa em Junho último.
O responsável referiu que a campanha de vacinação da Johnson & Johnson, com apenas uma dose, vai abranger cidadãos a partir dos 18 anos de idade.
Quando aos cidadãos que aguardam pela segunda dose da vacina Astrazeneca, Celestino Máquina, apelou-os a calma, salientando que a província aguarda por uma nova logistíca, que deverá chegar dentro em breve.
Celestino Máquina informou que a província recebeu, igualmente, mil testes de zaragatoa.
Habitada por uma população estimada em dois milhões e 500 habitantes, a província do Huambo vacinou, até ao momento, 42 mil e 41 pessoas, 32 mil e 609 das quais tomaram a segunda dose da vacina Astrazeneca.
O quadro epidemiológico da região indica a confirmação de dois mil e 161 casos, com mil e 999 recuperados, 90 mortes e 72 em tratamento institucional e domiciliar.