Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, reiterou, hoje, segunda-feira, o apelou sobre a necessidade do reforço das medidas de biossegurança, para conter a propagação da Covid-19 nesta região do país.
A governante, que falava durante o encontro técnico provincial do sector da Educação, disse ser fundamental o cumprimento escrupuloso do novo Decreto sobre a situação de Calamidade Pública no país, por se tratar de uma pandemia com implicação negativa no estilo de vida das sociedades e nos sistemas económicos.
Até ao momento, a província do Huambo reportou 945 casos positivos, com 852 recuperados, 30 óbitos e 53 activos.
A respeito do encontro, que junta 99 técnicos de estatísticas do sector da Educação dos 11 municípios, Lotti Nolika disse que a gestão escolar deve socorrer-se do conhecimento estatístico, não só para quantificação como, também, para a correcta avaliação dos níveis de desempenho institucional do sector, em todas suas vertentes.
Disse que o Governo do Huambo enaltece a realização deste encontro e compromete-se em tudo fazer para criação de condições materiais para ajudar os técnicos de estatística na recolha, análise e tratamento dos dados.
O evento, com a duração de cinco dias, decorre sob o lema “Comportamento, apropriação e responsabilização para melhorar o planeamento da educação, através de estatísticas fiáveis, oportunas, abrangentes e com qualidade”.
Ao longo destes dias, os participantes vão abordar questões sobre o trabalho estatístico da educação, técnicas de recolha, análise e tratamento de dados estatísticos, com objectivo de ajudarem o Governo na tomada de decisões e implementação da produção dos anuários estatísticos.