Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, apelou, esta segunda-feira, os órgãos de defesa e segurança a redobrarem a fiscalização no cumprimento das medidas de biossegurança, tendo em conta o aumento do número de casos positivos na região.
Intervindo na reunião da Comissão Multissectorial de Resposta à Covid-19 na Lunda Norte, Ernesto Muangala disse ser necessário o aumento do patrulhamento policial nas zonas onde se regista maior aglomerado populacional, como os mercados, instituições bancárias e na via pública.
Defende que a Policia Nacional e órgãos afins sejam rigorosos com os cidadãos que desobedecem as medidas impostas pelo Executivo, responsabilizando-os civil e criminalmente “para servirem de exemplo”.
Avançou que depois de quase quatro meses, a Lunda Norte voltou a registar nova vaga e, desde Junho à presente data, foram diagnosticados 103 novos casos positivos da pandemia nos municípios de Chitato (100), Lucapa (2) e Cambulo (1), num universo de 3.648 testes,
O governador informou que deste número de pacientes, cinco estão recuperados, 98 estão activos, dos quais 88 no município de Chitato, dois no Lucapa e um no Cambulo, acrescentando que dois pacientes estão a ser assistidos no Hospital de Campanha, no Dundo e o resto estão isolados em suas residências.
Por isso, apelou o reforço das campanhas de sensibilização e mobilização nas comunidades, alargamento da testagem e responsabilidade individual, para se evitar a propagação do vírus.
No total a província da Lunda Norte registou até agora 440 casos da Covid-19 dos quais quatro óbitos, 240 recuperados e 98 activos.