Soyo – A embaixadora dos Estados Unidos de América (EUA) em Angola, Nina Maria Fite, felicitou esta quinta-feira, no Soyo, província do Zaire, os esforços empreendidos pelo Governo angolano no combate à Covid-19 no país.
A diplomata fez este pronunciamento à margem da cerimónia oficial da entrega formal, ao Governo angolano, do Hospital de campanha para tratamento e internamento de doentes acometidos com esta pandemia.
“Gostaria de felicitar o Governo de Angola pelo sucesso na mitigação da Covid-19, até a presente data. A tomada atempada de medidas para o controlo e combate a esta doença atenuou a propagação do vírus e reforçou o sistema de saúde”, expressou.
Reiterou que o actual presidente dos EUA continuará a prestar o apoio às autoridades locais e parceiros para enfrentarem os desafios globais.
Disse ser uma das prioridades da actual administração americana combater esta pandemia e ajudar a comunidade mundial para vencer essa luta.
Lembrou que o Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América) tem uma relação de longa data com o sector de saúde das Forças Armadas Angolanas (FAA), através de um plano de emergência do presidente dos EUA para o alívio da sida (PEPFAR).
“Este hospital de campanha é a continuidade da nossa parceria em Angola para salvar vidas humanas e evitar a propagação de doenças infecciosas”, sublinhou.
O Hospital de Campanha, entrega ao Governo Provincial do Zaire por Nina Maria Fite, tem capacidade de 40 camas.