Ondjiva – A província do Cunene recebeu hoje, sexta-feira, um lote de cinco mil e 510 doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, para uma campanha que inicia segunda-feira.
Segundo o chefe de Departamento da Saúde Pública no Cunene, Félix Belarmino, o processo de vacinação começa apenas segunda-feira, ao contrário de hoje como anunciado anteriormente, pelo facto das doses terem chegado apenas nesta sexta-feira.
Numa primeira fase, as vacinas serão administradas a 20 por centos da população do Cunene, num total, de 215 mil e 749 pessoas, que fazem parte do grupo alvo.
Do grupo alvo fazem parte profissionais de saúde, professores, idosos com mais de 65 anos idade e efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança.
No Cunene a vacinação irá decorrer, numa primeira fase, em Ondjiva, nas instalações da Casa da Juventude, onde as condições técnicas e humanas estão criadas.
A vacina será administrada em duas doses, num espaço de dois meses.
O gabinete da Saúde e parceiros estão a sensibilizar a população sobre a importância da vacina, que tem como objectivo aumentar a imunidade no organismo e prevenir à Covid-19.
A província do Cunene conta 220 casos confirmados, destes 215 recuperados, três activos e dois óbitos.