Cuito – A Comissão Provincial Intersectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 anunciou, nesta segunda-feira, a realização de testes de rastreio com zaragatoa, na quarta-feira, na comunidade do Comando Operativo da Quarta Divisão de Infantaria das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional (PN) no Bié.
Segundo o porta-voz da Comissão, João Campos, que apresentava o habitual ponto de situação semanal da Covid-19 na província, numa reunião com membros do Governo, já foi recebida a lista dos militares que serão submetidos a recolha de amostras, com os testes por zaragatoa, e depois enviadasao Laboratório Molecular no Huambo.
O também director do Gabinete Provincial da Saúde informou terem recebido solicitações de testes de Covid-19 de algumas instituições, a quem foram orientadas a se dirigirem ao Comando Operativo (COP) das FAA, para na mesma altura se fazer colheitas em simultâneo.
Depois de garantir haver “muitos testes com zaragatoa”, que semanalmente poderão servir para colheitas, o responsável apelou ao Gabinete da Educação a ajudar na selecção de escolas onde se tenciona tirar algumas amostras.
Serão os primeiros testes em massa com zaragatoa a serem realizados desde o início da pandemia no país em Março de 2020 e o registo dos primeiros dois casos no Bié em Agosto do mesmo ano, sendo que os demais foram sempre testes serológicos rápidos.
Desde essa altura até à predente data, o Bié registou 36 casos positivos, com 32 recuperados.
Entre os quatro activos, a cidadã em estado de gestação de sete meses está a ser acompanhada no Centro de Tratamento da Cavanga.
Na próxima semana, infromou, será feita a primeira colheita de amostras a quatro pessoas, duas das quais estão a fazer seguimento ao domicílio e igual número no Centro de Tratamento da Cavanga.
A província tem em quarentena 84 cidadãos, sendo 82 em quarentena domiciliar e dois em quarentena institucional.