Sumbe – Cento e quarenta e oito doentes diagnosticado domingo, no Instituto Nacional dos Petróleos (INP), no Sumbe, província do Cuanza Sul, iniciam, nesta terça-feira, o tratamento com especialistas da Clínica Girassol.
De acordo com o director do gabinete provincial da saúde, Felizardo Manuel, que falava numa reunião da comissão de resposta à Covid-19, uma equipa multisectorial está no Sumbe para atender os pacientes.
Conforme o responsável, se realizou já um trabalho psicológico e a separação dos casos positivos para se prevenir novos infecções.
Informou que foram colhidas 73 amostras dos contactos do INP para serem encaminhados a Luanda.
A propósito, o governador do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, avançou que dos resultados de uma reunião com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta concluiu-se a necessidade de uma comunicação permanente sobre o evoluir da situação na região e em particular no INP.
“ O INP recebeu instruções sobre como lidar com a situação, essencialmente da distribuição da alimentação, distribuição dos quartos e a transformação da instituição em centro institucional da Covid-19”, rematou.
Aconselhou a população para maior seriedade, deixando de usar à fome para criar aglomerações sem necessidade.
O Cuanza Sul conta com 174 casos confirmados, com quatro recuperados e três óbitos.