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Consultora defende melhoria na comunicação entre profissionais de saúde e utentes  

     Saúde              
  • Luanda • Sábado, 25 Fevereiro de 2023 | 07h30
Técnicos de saúde (ilustração)
Técnicos de saúde (ilustração)
Jose Cachiva

Talatona – A consultora de Comunicação em Saúde Ludmila Rangel defendeu ,esta sexta-feira, em Luanda, melhorarias na comunicação entre os profissionais de saúde e os utentes com vista a se atingir o grau de humanização e aproximação desejado pelo sector.

De acordo com Ludmila Rangel que abordava o tema” Melhorias na Comunicação entre Profissionais e Pacientes", o atendimento humanizado é uma forma de criar um vínculo forte entre a área da saúde e os pacientes, com a empatia necessária para tornar a relação segura e fortalecida.

Sublinhou que 90 por cento dos erros médicos ,registados nas unidades hospitalares, estão relacionados  a falha na comunicação, por constituir uma barreira no sector da saúde, que quebra a empatia e o acolhimento .

Para a mentora do Projecto “Saúde em Roda de Conversas”, deve-se trabalhar na base, no momento em que o doente entra para uma urgência hospitalar, o funcionário deve reunir um leque de informações e instruções para prestar um atendimento adequado ao paciente.

Segundo a consultora, a maneira de olhar do médico, muitas  vezes, inibe o paciente de questionar sobre a sua situação de saúde e leva o mesmo, a sair do consultório com dúvidas em relação a sua patologia.

De maneiras a se colmatar a referida problemática, Ludmila Rangel informou que a sua organização vai realizar seminários de capacitação de forma contínua aos profissionais com vista a superar a situação.

Para o especialista em Saúde Pública Jeremias Agostinho não deve haver discrepâncias na comunicação existente entre os profissionais de saúde nos hospitais públicos e privados.

Considerou que o  mesmo acolhimento dado pelos profissionais nas clínicas privadas, deve ser prestado  também nas unidades públicas, por se tratar de vidas humanas.

Jeremias Agostinho disse ainda que a humanização passa pelo processo do médico fidelizar o paciente, pedindo desculpas em caso de atraso e ter paciência de conversar com o paciente sobre a patologia em causa.

Trata-se da primeira edição do projecto Saúde Roda em Saúde, que é uma iniciativa que pretende dar resposta e soluções às crescentes queixas dos pacientes sobre a falta de humanização por parte dos profissionais das ciências médicas.

O certame contou com a presença de médicos angolanos e brasileiros.Giz.MAG.





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