Uíge - Noventa pessoas que vivem com problemas de ileostomia (intestinos fora do abdómen), inflamações na bexiga e hérnia inguinal iniciaram hoje, quinta-feira, na província do Uíge, a beneficiar de cirurgias gratuitas.
Da iniciativa da organização filantrópica Meditur e do Hospital Geral do Uíge HGU), a campanha vai decorrer até ao próximo dia 23 deste mês.
As cirurgias estão a ser asseguradas por 35 técnicos de saúde da Meditur (cirurgiões gerais, instrumentistas, técnicos biológicos, anestesistas, técnicos de apoio hospitalar, assim como conta com a participação de 150 profissionais de saúde da região.
Em entrevista à imprensa, o coordenador da Meditur, António da Costa, explicou que a campanha vsi abranger, igualmente, pessoas que vivem com inflamações abdominais e outras complicações de saúde.
O também cirurgião geral disse que as cirurgias vão ser de pequena, média e grande complexidade, tendo em conta os dados apresentados pelo HGU, que tem mais de 50 pacientes na sua lista de espera.
Já a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Kavenaweteko Adelaide Malavo, aproveitou o momento para reforçar o apelo a pessoas que sofrem destas doenças para se dirigirem ao HGU, a fim de beneficiarem de cirurgia.