Huambo – Dezenas de cidadãos da cidade do Huambo e arredores beneficiaram hoje, sábado, de consultas médicas gratuitas, durante uma feira de saúde promovida pela Primeira Igreja Baptista local.
Durante o gesto solidário, enquadro nas comemorações dos 89 anos de existência desta denominação religiosa, os cidadãos foram assistidos com consultas de medicina geral, pediatria, para além de rastreio de paludismo, hipertensão arterial e diabetes.
As pessoas diagnosticadas com um quadro clínico preocupante receberam medicamentos, oferecidos pela direcção da igreja.
Para além das consultas médicas, a organização proporcionou consultas do fórum psicológico, para fazer face aos casos de depressão, incluindo assistência jurídica, com o objectivo de ajudar os cidadãos na resolução dos seus problemas, quer de âmbito familiar, quer de âmbito laboral ou social.
Ainda no quadro das comemorações dos 89 anos de existência da Primeira Igreja, foi realizado um almoço solidário que beneficiou mais de 50 pessoas desfavorecidas, na sua maioria crianças de rua.
Em declarações à imprensa, o pastor da congregação religiosa, Carlos Manuel Chiliva, fez saber que a iniciativa faz parte das responsabilidades sociais da igreja, na perspectiva de contribuir na melhoria das condições de saúde da comunidade e, ao mesmo tempo, reforçar a mensagem de amor e de caridade.
Fundada a 21 de Maio de 1933, a 1ª Igreja Baptista do Huambo, sita na parte alta da cidade, possui 350 membros baptizados, na sua maioria jovens.
Feira familiar aproxima serviços à população
Paralelamente, perto de 500 pessoas, entre crianças e adultos, foram assistidos na “Feira de Saúde Familiar”, que congregou varias especialidades, numa iniciativa da direcção da Saúde no município do Huambo, em parceria com o Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
No evento sanitário, foram realizados serviços de medicina geral, farmácia, pediatria, estomatologia, oftalmóloga, ortopedia, fisioterapia, ginecologia e obstetrícia, vacinação e exames de hipertensão arterial.
O director municipal da Saúde, Miguel Balaca, informou que a feira familiar visou aproximar serviços médicos/medicamentosos junto à população, com foco na prevenção da malária, hipertensão, diabetes e da conjuntivite.
Já o munícipe Albino Chissanha, que beneficiou dos serviços da feira, enalteceu a iniciativa das autoridades, esperando que eventos do género sejam realizados semanalmente nas comunidades, principalmente as mais afastadas do centro urbano.
Lázaro da Costa, outro munícipe, considerou a feira como uma das principais vias de redução de pacientes nas unidades sanitárias, daí a razão de serem promovidas em todas as comunidades.