Ndalatando – Cerca de mil cidadãos foram submetidos, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte, a testes voluntários do cancro da próstata, colo do útero e da mama, visando o diagnóstico precoce, prevenção e tratamento da doença, informou hoje o médico Onofre Simões.
A campanha de testes voluntários foi realizada, na sexta-feira e no sábado, pelo Clube de Médicos de Angola, em parceria com a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG).
Segundo Onofre Simões, médico coordenador da actividade, a iniciativa consta de um programa nacional de rastreio e testagem de casos suspeitos de cancro.
Conforme o coordenador, dos indivíduos testados, 48 serão submetidos a exames subsequentes e outros dois, dados como casos suspeitos, aguardam por uma avaliação médica minuciosa para confirmação.
A campanha foi assegurada por 35 profissionais de saúde, dos quais 12 médicos, e incluiu consultas de clínica geral, ginecologia, cardiologia e de cirurgia.
A par das consultas, os pacientes foram contemplados com medicamentos gratuitos.
Segundo Onofre Simões, a campanha de prevenção e combate ao câncer será contínua no Cuanza Norte e em outras províncias do país. LJ/IMA/OHA