Chipindo – O administrador de Chipindo, província da Huíla, Ângelo Singue, apelou aos profissionais da saúde a prestar maior atenção no atendimento aos pacientes, a fim de promoverem mais confiança aos utentes.
A solicitação foi feita pelo administrador municipal durante um encontro de auscultação aos enfermeiros do município, cuja finalidade foi de analisar e identificar os desafios enfrentados pelos profissionais, no desempenho das suas funções.
O administrador declarou ser uma abordagem crucial para o desenvolvimento de estratégias que visem optimizar o atendimento à população e garantir condições de trabalho adequadas aos enfermeiros, sobretudo os colocados em áreas mais longínquas da sede municipal.
Durante o encontro, que contou com mais de 50 profissionais, a classe apresentou questões relacionadas à melhoria das infra-estruturas e equipamentos das unidades de saúde que concorrem para uma assistência médica e medicamentosa de qualidade.
O município do Chipindo conta com uma rede sanitária composta por sete unidades, nomeadamente um hospital municipal, dois centros de saúde e quatro postos, assegurados sobretudo por 15 médicos e 118 enfermeiros.
Das necessidades do município constam três novos postos de saúde, sendo um no sector de Catata, comuna do Bambi, um na localidade de Camuela, 45 quilómetros da sede municipal, e um na aldeia de Camassissa, comuna sede, e requalificar o do sector do Bunjei.
Com uma superfície territorial de três mil e 898 quilómetros quadrados, o município de Chipindo, dista 456 quilómetros a Norte do Lubango, capital da província da Huíla, e tem uma população estimada em 87 mil 677 habitantes. EM/MS