Caconda- O Centro Pediátrico de Caconda conta com um novo banco de sangue equipado, com capacidade para armazenar mais de 500 bolsas, a fim de atender pacientes em condições que carecem do líquido.
O centro como estrutura “independente” existe desde em 2022 e desde a data nunca teve um banco de sangue.
Antes, estava agregado ao Hospital Municipal de Caconda, inaugurado em 2011, e tinha uma sala adaptada para o efeito, com a capacidade de armazenar 50 bolsas.
O centro faz uma média de cinco transfusões/dia, segundo o director municipal da Saúde de Caconda, Clementino Cassekawe.
Ao falar à ANGOP, hoje, terça-feira, da estrutura, o director municipal da saúde, Clementino Cassekawe, disse tratar-se de um equipamento que “garante” uma boa capacidade de conservação, assim como a sua longevidade, e vão agora apostar em manutenções preventivas regulares para maior durabilidade do material.
Destacou que anteriormente faziam a chamada “transfusão directa”, do dador para o paciente, e não permitia fazer a conservação do sangue, o que causava muitos constrangimentos, pois nem sempre tinham o liquido no momento e quando tinham, as vezes já era tarde.
“Com este banco vai facilitar a mobilização da sociedade civil, dos partidos políticos, de igrejas e outros grupos para uma doação de sangue em massa e já teremos a capacidade de conservar, de maneira que os pacientes que precisarem do líquido possam encontrar na unidade sanitária”, manifestou.
Clementino Cassekawe fez saber da previsão de contarem com mais dois postos de saúde ainda no mês em curso, elevando para 27, o número de unidades sanitárias existentes.
O Centro Pediátrico de Caconda, que dista a cinco quilómetros do hospital municipal, atende pelo menos 200 pacientes/dia e tem a capacidade de internamento de 30 doentes.
Nas patologias mais frequentes constam a malária, as doenças respiratórias agudas, a malnutrição e a anemia.
O município de Caconda dista a 230 quilómetros a Norte do Lubango. Conta actualmente com 25 unidades sanitárias, especificamente um hospital municipal, 16 centros e oito postos de saúde, para uma população estimada em 227 mil 362 habitantes, distribuídas em quatro comunas (sede, Cusse, Waba e Gungue), 38 povoações e 332 aldeias. EM/PLB