Huambo – Cem crianças de várias aldeias da comuna da Calenga, município da Caála (Huambo), beneficiaram hoje, segunda-feira, de cuidados médicos/ medicamentosos gratuitos, durante uma feira de saúde promovida pelo Centro Médico e Saúde Familiar privado (MEDISAF).
Durante o evento, promovido em parceria com o Núcleo do Fórum de Mulher Jornalista para a Igualdade do Género na província do Huambo, os petizes realizaram, entre outros, testes rápidos de malária e consultas de pediatria, além da administração de fármacos.
Na sua maioria acompanhados pelos encarregados de educação beneficiaram ainda de consultas e material de biossegurança, no quadro das medidas de prevenção e combate à Covid-19.
Na ocasião, o gestor centro de saúde, Omar Valido Alvares, informou que a realização de feiras do género faz parte da responsabilidade social da unidade sanitária privada, com o objectivo de ajudar o Governo na melhoria dos cuidados de saúde da população.
Sem avançar o número de casos positivos de malária registados durante a feira, o responsável disse que os doentes continuarão a ser acompanhados pelos especialistas da instituição.
Já o administrador da comuna da Calenga, Alberto Prego, louvou a iniciativa, salientando que o evento vai de encontro às necessidades do momento, marcadas pela pandemia da Covid-19, cuja prevenção e combate exigem a conjugação de esforços.
Além das consultas, as 100 crianças beneficiaram, igualmente, de brinquedos e um almoço de confraternização oferecido pelo centro saúde.
A Medisaf é um centro de assistência e docência médica de direito angolano, vocacionada na promoção da saúde familiar.
Presta, entre outros, os serviços de clínica geral, estomatologia, ecografia obstetrícia, pediatria e nutrição, estomatologia e ginecologia.