Mbanza Kongo - Quarenta portadores de cataratas e outras doenças que afectam a visão deverão ser tratados no centro médico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), em Mbanza Kongo, província do Zaire, de 20 a 23 do mês em curso.
Trata-se de pacientes de ambos os sexos acima de 30 anos de idade, que serão submetidos a intervenções cirúrgicas para a correcção dos problemas de visão, no âmbito do Programa de Combate à Cegueira na Região Norte de Angola da direcção da IEBA, em Luanda.
De acordo com o secretário administrativo do referido centro médico, Álvaro Samuel António, que falava esta terça-feira à ANGOP, os contemplados foram já consultados e aguardam apenas pela chegada da equipa de especialistas para o início da sessão de cirurgias.
Sem precisar preços, o secretário do centro médico da IEBA em Mbanza Kongo disse que os inscritos pagaram valores monetários simbólicos que os habilitam às cirurgias de correcção de visão.
Informou, por outro lado, que estão disponíveis lentes graduadas, para aqueles pacientes que as necessitarem, sem avançar o preço de cada kits.
Esta é a nona sessão de cirurgias às cataratas que o centro médico da IEBA realiza no município de Mbanza Kongo.
A oitava sessão realizou-se em Março do ano em curso e abrangeu 69 pacientes, dos quais 60 para a cirurgia de cataratas e nove outros para a remoção de pequenos tumores que afectam a visão.
O centro de oftalmologia da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) iniciou com os serviços de cirurgia às cataratas em 2009, tendo sido já tratados cerca de cinco mil cidadãos. PMV/JL