Icolo e Bengo - O centro de saúde da povoação de Caquengue, comuna de Caculo Cahango, municipio de Icolo e Bengo, beneficiou hoje, segunda-feira, de medicamentos diversos para melhoria da assistência médica à população.
Entre os fármacos entregues pela administradora municipal de Icolo e Bengo, Isabel Kudiqueba dos Santos, constam caixas de amoxicilina, paracetamol, antipaludico, multi vitaminas, seringas, mosquiteiros e soros fisiológicos.
Além dos fármacos, a responsável entregou também de um gerador de pequeno porte para o centro de saúde e duas cadeiras de rodas.
Na ocasião, a administradora disse que a entrega dos fármacos, cujo consumo será fiscalizado, visa elevar a satisfação dos utentes.
Fez saber que vai continuar a visitar e auscultar as comunidades para se inteirar melhor das principais preocupações da população.
"É nosso compromisso olhar de perto para as necessidades dos cidadãos e auscuta-los, imbuídos no espírito de uma governação de proximidade", referiu a gestora.
Isabel dos Santos lembrou que acções do género vão continuar para gradualmente ir diminuindo as preocupações dos cidadãos.
Por seu turno, o director do Centro de Saúde, Malunga Samuel, mostrou-se mostrou-se regozijado com a doação e assegurou que doravante acabam as reclamações sobre escassez de medicamentos.
Neste centro, 45 pessoas são atendidas diariamente e as principais doenças são a malária, diarreia, tosse e patologia do fórum respiratório, segudo o sanitário.
A acção da administradora enquadou-se no plano de ajuda e controlo às comunas do Icolo e Bengo, abrangendo igualmente as circunscrições de Cassoneca, Cabiri, Bom Jesus e o distrito urbano da Bela Vista.
Durante a visita de campo, a responsável constou o funcionamento de centros e postos de saúde, obras em curso, escolas e um posto policial.
O centro de saúde de Caquengue dispõe de 16 camas, assegurado por três enfermeiros e um técnico superior de enfermagem.
A comuna de Cálculo Cahango, a 81 quilómetros da vila de Catete, sede do município de Icolo e Bengo, (Luanda), conta com uma população estimada em três mil e 58 habitantes (Censo2014), nunca extensão de 707 quilómetros quadrados. CLAU/AJQ