Viana – Uma campanha de rastreio integrado de doenças da pele foi realizada, nesta quinta-feira, no município de Viana, em Luanda.
A campanha resulta do diagnóstico de 15 casos de lepra em crianças menores de 15 anos de idade, no município de Viana, nas últimas duas semanas.
A acção tem como objectivo evitar a transmissão da doença e foi organizada pela Direcção Nacional do Programa de Controlo da Lepra, em parceria com a repartição provincial e municipal da saúde.
Em declarações à ANGOP, o coordenador do Programa Nacional de Controlo da Lepra, Ernesto António, disse que o rastreio da doença surge em função dos casos registados no município nos anos de 2021, 2022 e 2023, que dão sinal de prevalência alta.
Adiantou que para a prevenção da doença, foram capacitados 56 enfermeiros que vão prestar maior atenção aos casos de infecção da pele.
Disse que foram ainda formados 210 professores de escolas primárias e do ensino secundário, para instruir os alunos sobre as formas de transmissão e prevenção da lepra e outras doenças.
O responsável informou que existem quantidades suficientes de medicamentos para o tratamento da doença, distribuídos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Referiu que o rastreio vai continuar noutros municípios de Luanda.
Por seu turno, a chefe de saúde pública de Viana, Natália Fula, disse que o município está a realizar uma feira de consultas gratuitas para sensibilizar e dar a conhecer a existência desta doença.
Durante a feira, realizada das 8 as 14 horas de hoje, foram consultados mais de duzentos pacientes, sendo que 12 foram transferidos para o hospital do Kapalanga, por suspeita de lepra.
Na ocasião, foram também realizadas consultas de clínica geral e de pediatria, com ofertas de fármacos, análises clínicas e testes rápidos de malária.
Participaram da feira três especialista de dermatologia, dois médicos de medicina geral, dois de medicina familiar, dois pediatras e seis enfermeiros.
A lepra é uma doença infecciosa crónica causada pelo micróbio bacilo de Hansen, que ataca a pele e os nervos da pessoa. É transmitida através da tosse, espirro ou secreções nasais. AA/HDC/OHA