Cabinda – Médicos de Ponta-Negra (República do Congo) elogiaram, nesta cidade, os investimentos do sector da saúde em Cabinda para a melhoria da assistência médica e medicamentosa às populações.
O reconhecimento dos médicos especialistas foi expresso após a visita aos hospitais Geral e Provincial de Cabinda, 28 de Agosto, ao Centro de Hemodiálise, a Maternidade e Clínicas de Malongo e Sagrada Esperança.
O chefe da delegação congolesa, Montou Joseph, elogiou a qualidade dos equipamentos das unidades hospitalares e o tratamento aos pacientes e manifestou o desejo de amumentarem a parceria com a província de Cabinda.
Por seu turno, o secretário provincial da Saúde em Cabinda, Ruben Buco, explicou que a visita às unidades hospitalares permitiu mostrar a evolução existente nas redes públicas e privadas da região, o que fez reduzir a procura de tratamento para os países vizinhos.
A delegação congolesa veio a Cabinda no âmbito do intercâmbio e troca de experiências com homólogos angolanos.
No quadro desta visita, realizou-se uma acção formativa entre os especialistas dos dois países sobre "os princípios de transfusão sanguínea e paciente com cetoacidose diabética", testemunhada pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos de Oliveira. Pl/DC