Cuito – Mil e 299 novos casos de VIH/Sida foram notificados pelas autoridades sanitárias da província do Bié, durante o primeiro semestre do ano em curso, menos 178, em relação ao período anterior.
O município do Cuito lidera a lista com 871 casos, seguido do Andulo, com 104, e Cuemba, com 69. A municipalidade do Chitembo é que teve menos caso, com 23.
De acordo como chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias, Isaías Cambissa Sambunga, no mesmo período foram registados 23 óbitos, mais sete comparado com a mesma época.
Durante os primeiros seis meses em análise foram testadas 52 mil 982 pessoas, nos Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntárias (CATV) espalhados nesta região centro/sul do país.
Isaías Cambissa Sambunga referiu que as autoridades sanitárias estão a trabalhar na sensibilização das famílias sobre a necessidade de se evitar a estigmatização das pessoas infectadas com vírus da Sida, para mitigar o impacto negativo da enfermidade nas comunidades.
Ainda no âmbito de luta contra a pandemia, as autoridades sanitárias distribuíram nas áreas de maior concentração populacional milhares de preservativos e folhetos, com informações sobre as formas de transmissão da doença.
Nas sessões de sensibilização da população, o sector de saúde conta com a parceria da Cruz Vermelha de Angola (CVA), Associação de Jovens de Luta Contra a Sida (AJOSIDA) e a JMPLA.
A nível da província do Bié são controlados mais de cinco mil portadores do VIH/Sida. AS/PLB