Caxito - Trinta e dois técnicos de saúde das províncias do Bengo, Uíge, Cuanza Norte e de Malanje participam desde segunda-feira, em Caxito, numa acção de formação sobre o atendimento aos adolescentes e jovens com VIH/Sida.
A formação, com duração de cinco dias, é promovida pelo Instituto Nacional de Luta contra a Sida, com o objectivo de melhorar o atendimento aos adolescentes e jovens que vivem com a doença.
Os problemas de saúde, os desafios que afectam os adolescentes e jovens, estigma e descriminação, ética e humanização nos serviços, comunicação em saúde, educação e sexualidade, a vinculação nos serviços de saúde, organização dos serviços e prática no atendimento são alguns dos temas ministrados na formação.
Os participantes estão igualmente a aprender matérias ligadas às regras de convivência, os desafios da atenção primária, confidencialidade no atendimento dos adolescentes e jovens e a influência de normas e papéis em relação ao género que afecta a saúde dos adolescentes.
Na ocasião, o vice-governador para o sector político, social e económico do Bengo, José Bartolomeu Pedro, disse que a formação vai elevar os conhecimentos técnicos e científicos dos participantes, no sentido de executarem o trabalho com profissionalismo.