Caxito – Nove casos de lepra foram diagnosticados, em 2021, nos municípios do Dande e Nambuangongo, província do Bengo, pelo departamento de Saúde Pública e Controle das Endemias.
Os casos foram identificados na comuna do Úcua (Dande) com uma ocorrência e Muxaluando (Nambuangongo) com oito doentes.
Destes, três pacientes ficaram curados e receberam alta.
No âmbito do programa do sector, os pacientes com esta enfermidade são assistidos e tratados nas respectivas residências pelas equipas de supervisão que mensalmente realizam observações médicas e medicamentosa.
O grande objectivo é reduzir a prevalência de casos na província e, neste caso, os hábitos e costumes de certas comunidades têm constituído uma barreira para o controlo eficaz da doença, informou a responsável de secção das Grandes Endemias de Saúde Pública, Fernanda Pedro António.
Para diminuir a prevalência de casos, disse, o sector realiza campanhas de sensibilização junto das comunidades no sentido de alertar às populações para os cuidados que devem observar.
O tratamento de uma pessoa com lepra pode durar entre 12 a 18 meses.
A lepra é uma doença transmissível causada por uma bactéria que afecta maioritariamente a pele e os nervos. Ela progride lentamente com um período de incubação de três anos e pode afectar todas as idades.