Ndalatando - As autoridades sanitárias da província do Cuanza Norte aumentaram as acções de sensibilização da população para a prevenção da cólera, que afecta cinco países da região Austral de África, vizinhos de Angola.
Em declarações, hoje terça-feira, à ANGOP, em Ndalatando, o responsável do Departamento Provincial da Saúde Pública, Francisco Manuel, informou que às políticas de contenção visam instruir a população sobre as precauções para evitar a cólera.
Os cidadãos, acrescentou, estão a ser informados sobre as medidas de higiene e saneamento do meio, tratamento da água para beber, formas de transmissão e tratamento da cólera .
As acções estão a ser realizadas por profissionais de saúde, órgãos de comunicação social, autoridades tradicionais, líderes de partidos políticos, entidades religiosas e várias organizações da sociedade civil nas comunidades, locais de maior aglomerado populacional e em escolas.
Precisou que o plano de contenção visa igualmente a notificação e averiagução de todos os casos de diárreia, no sentido de se saber as causas da patologia, para prevenir a doença.
A cólera é uma infecção aguda do intestino delgado causada por bactérias Gram-negativas Vibrio cholerae, que secretam uma toxina que provoca diárreia aquosa copiosa, levando à desidratação, oligúria (secreção de urina insuficiente ou inferior ao normal) e colapso circulatório. EFM/IMA/ART