Uíge – A primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, na província do Uíge, arrancou esta segunda-feira, com a previsão de se imunizar 22 mil 219 técnicos de saúde, professores do ensino pré-escolar e pessoas de risco.
O governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha, e os vice-governadores para o sector político, social e económico e o para área Técnica e Infra-estrutura, Maria Fernandes Cavungo e António Alex Mutunda, respectivamente, foram os primeiros a serem imunizados.
Depois de tomar a primeira dose da vacina, José de Carvalho da Rocha pediu aos munícipes da província abrangidos nesse processo para comparecerem nos postos de vacinação para que sejam imunizadas.
Em relação as medidas de biossegurança, o governante apelou à população local para continuarem a usar máscaras faciais, lavar as mãos com água e sabão, manter o distanciamento físico.
Já a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Madalena Angelina Diogo, explicou que o processo de vacinação, com uma duração de 10 dias, será administrada nos 16 municípios da província do Uíge.
Para o efeito, foram mobilizados mais de quatro mil cidadãos prioritário, deste a polícia nacional, FAA, idosos , técnicos de saúde e professores pré-escolar.
A província do Uíge registou os primeiros casos de Covid-19 em Julho de 2020, tendo, nesse momento, um cumulado de 212 positivos, 15 óbitos, 195 recuperados e dois activos.