Luanda – Angola recebeu, este domingo, um lote de 165 mil 600 doses da vacina única Johnson&Johnson, numa compra do Executivo, através da plataforma criada pela União Africana, denominada Avax.
A Avax é uma plataforma que tem como fim facilitar a aquisição de vacinas pelos Estados Membros, com o Afreximbank a jogar um papel importante no seio da Avax, na facilitação da compra.
Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, cada vacina custou aos cofres do Estado 7.5 dólares.
O processo de aquisição de vacinas, adiantou, decorre até Setembro de 2022.
Franco Mufinda explicou que a vacina, com uma imunidade acima de 90 por cento, começa a ser aplicada ao longo desta semana, particularmente nas províncias fronteiriças do Cunene, Namibe, Cuando Cubango e também da Huíla.
Por sua vez, o representante do Afreximbank, Humphrey Nwugo, salientou que a instituição disponibilizou dois biliões de dólares.
Humphrey Nwugo disse ser o primeiro de vários lotes de vacinas que chegarão ao país, mensalmente, até Setembro de 2022.
De recordar que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou, recentemente, uma parceria com o Mecanismo de Aquisição de Vacinas da União Africana “Avat” para melhorar a compra e distribuição na região.
A meta da parceria é entregar mais de 400 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson, a diversas nações do continente.
As autoridades sanitárias angolanas preveem vacinar 54 por cento da população, um total de 16 milhões 823 mil 284 indivíduos maiores de 16 anos.