Lubango – O hospital central do Lubango, António Agostinho Neto, atende diariamente perto de 100 pessoas com problemas cardiovasculares, desses entre 70 a 80 são crianças das províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Cuando Cubango e Benguela.
De entre os casos estão a insuficiência cardíaca, pressão alta, ataque cardíaco, miocardite e arritmia cardíaca, deu a conhecer hoje, quinta-feira, à ANGOP, no Lubango, o especialista da área, Júlio César Goncales Sepeles.
Falando à ANGOP, por ocasião do Dia Mundial do Coração (29 de Setembro), sem revelar o número de mortes, afirmou que as doenças mais frequentes são as reumáticas que levam a insuficiência cabulares.
O médico apontou, igualmente, como causa da patologia os níveis elevados de lípidos no sangue, a diabetes, doenças do músculo cardíaco, predisposição genética, tabagismo, falta de exercício físico e situações prolongadas de stress.
Sugeriu que podem superadas com o uso do sumo de maçã e de cenoura, uma combinação para melhorar a saúde do coração e prevenir doenças cardiovasculares, pois é rico em fibras, poli fenóis e betacaroteno, que agem diminuindo a absorção de gorduras da alimentação, auxiliando na redução do colesterol.
Defendeu a necessidade de um tratamento adequado das anginas, por haver um grupo delas denominado estreptococo entomológico, que provoca a doença reumática.
Fez saber que uma das medidas evitar doenças cardiovasculares está, também, a prática da actividade física, evitar o fumo do cigarro, do consumo exagerado de álcool, bem como a adopção de uma dieta alimentar equilibrada sem excesso de sal.
Sublinhou que, para casos severos, a unidade sanitária em parceria com o hospital geral de Luanda, está a operar a implementação os chamados marca-passos, ou pilhas, para normalizar os batimentos cardíacos.
O especialista apontou que entre as doenças cardíacas mais perigosas está o enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco), a vascular periférica, causada pelo acúmulo de gordura que obstrui as artérias periféricas do corpo humano e a aterosclerose.
O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente a 29 de Setembro, com o propósito de consciencializar a população sobre a importância da adopção de um estilo de vida saudável para prevenir as doenças do coração e da circulação.