Huambo – O administrador do município do Huambo, Fernando Vicente, defendeu hoje, terça-feira, a conjugação de esforços para a expansão dos serviços de saúde, com foco para as zonas recônditas, para um equilibrado atendimento médico/medicamentoso.
O responsável teceu estas considerações durante a Feira de Saúde, promovida por ocasião dos 109 anos da fundação da cidade do Huambo, que se assinala no próximo dia 21 sob o lema “Huambo encanta – 109 anos trabalhemos em prol do desenvolvimento sustentável dos munícipes”.
Fernando Vicente considerou ser importante que as autoridades administrativas trabalhem, em parceira com o sector privado, na promoção do sector da saúde, começando pela educação preventiva nas comunidades rurais, para evitar focos de doenças.
Conforme o gestor, as instituições públicas e privadas de ensino de saúde, assim como clínicas, devem aliar-se às acções de mobilização da população para o combate à Covid-19, através do cumprimento das medidas de biossegurança e adesão às campanhas de vacinação.
O administrador disse que a feira, decorrida sob o lema “Promoção e humanização dos serviços de saúde para o bem-estar das comunidades”, serviu para aproximar os sérviços médicos/medicamentosos à população, daí a necessidade de passar a ser realizada uma vez por mês.
Com esta estratégia, disse, será possível reforçar a componente de educação para saúde, prevenção, assistência medicamentosa e reabilitação física, nas comunidades, para além de reduzir a distância da população na busca dos serviços de saúde especializados.
Já o director clínico da MEDISAF, instituição privada de saúde, José Molina Garcia, manifestou a disponibilidade desta instituição em trabalhar com as autoridades administrativas na promoção da saúde nas comunidades, sobretudo na prevenção de problemas cardíacos.
Referiu que a instituição sanitária pretende intervir nesta área por ser a que mais tem afectado a população nos últimos tempos, por falta de conhecimentos a respeito do controlo, prevenção e sintomas, causando sequelas ou mesmo mortes.
Alguns munícipes enalteceram a iniciativa da Administração Municipal na promoção desta feira de saúde, que facilita o acesso aos serviços de saúde.
Com término previsto para quinta-feira, até ao momento foram assistidos mais de 500 cidadãos nas especialidades de medicina interna, pediatria, estomatologia, pediatria, maternidade e dermatologia.
O município do Huambo, capital da província com o mesmo nome, tem um sistema de saúde composto por um hospital municipal, 17 centros médicos e 43 postos de saúde, onde trabalham mil e 52 técnicos.