Talatona – O hospital materno-infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes tem uma actividade cirúrgica na ordem dos 87% dos casos recepcionados no Banco de Urgência e apenas 20% em atendimentos de rotina, informou, esta terça-feira, a directora da unidade, Manuela Mendes.
Conforme os dados apresentados aos deputados da 6ª Comissão da Assembleia Nacional, que visitaram a referida unidade hospitalar, o hospital realizou, durante os últimos 24 meses, cerca de 20 mil consultas externas, 17 mil consultas de pediatria, dentro das várias especialidades, e 30 mil atendimentos a nível do Banco de Urgência.
Segundo a relatora da 6º comissão, Arlete Borges, que falava à imprensa no final da visita, é uma situação que preocupa a direcção do hospital, havendo a necessidade de se mudar este paradigma.
Os parlamentares receberam, igualmente, indicadores do impacto dos equipamentos em funcionamento na vida dos utentes, nomeadamente dados do TAC dos vários laboratórios, do bloco cirúrgico e dos icnógrafos.
Por seu turno, a directora do hospital, Manuela Mendes, anunciou que a unidade hospitalar lançou, recentemente, um programa de acompanhamento de gestantes, com o envio de SMS com conselhos e lembretes para acompanhamento durante a gravidez, denominado Monami.
Segundo Manuela Mendes, toda a gestante se pode inscrever de forma gratuita e receber todas as semanas, conforme o seu tempo de gestação, sugestões e dicas sobre uma gravidez saudável e sem risco.
Para aderir, basta enviar uma mensagem para o número 46558 com o texto monami, nome completo e o número da semana de gestação.
O hospital materno-infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes foi inaugurado em Junho de 2022 e alberga neste momento perto de 748 funcionários. A unidade hospitalar, equipado com técnicas de reprodução, tem uma capacidade de 200 camas, comporta três blocos, com serviços de urgências clínicas, sala de partos, obstetrícia e ginecologia, pediatria, fisioterapia e reabilitação física e cirurgia.
O hospital possui um serviço exames complementares, TAC, Raio X, ecografia, mamografia, bem como laboratórios para hematologia, bioquímica e anatomia patológica, serviço de neonatologia para crianças prematuras e especiais.
A unidade hospitalar é de nível terciário de atenção, de referência nacional, com alta complexidade no atendimento de saúde materna, neonatal e infantil, bem como vocacionada para o ensino de excelência e desenvolvimento da investigação.
A 6ª comissão da Assembleia Nacional responde pelos assuntos de saúde, educação, ensino superior e ciência e tecnologia.KAM/MAG