Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Sexta, 07 Fevereiro de 2025 | 00h00

Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Rotação de embaixadores

O Presidente da República, João Lourenço, assinou, esta quinta-feira, decretos a exonerar e nomear chefes de Missões Diplomáticas, no âmbito de um processo de rotação dos embaixadores, segundo uma nota de imprensa do Palácio Presidencial.

Alfredo Dombe foi tranferido de Espanha para o Rwanda, em substituição de Eduardo Octávio, enquanto Balbina da Silva deixa a Alemanha para chefiar a Missão Diplomática em Kigali, e José Filipe sai da Hungria para Marrocos, para substituir Baltazar Diogo Cristóvão, que segue para o Zimbabwe, no lugar de Agostinho Tavares da Silva Neto.

Cooperação 

Os governos de Angola e da Argélia continuam a marcar passos significativos para impulsionar a cooperação económica, política, comercial e diplomática, realçou, nesta quinta-feira, o embaixador deste país da África do Norte, Abbdelhakim Mihoubi. 

O diplomata falava à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a quem apresentou cumprimentos de despedida, após quatro anos e meio de missão diplomática em Angola.

Parlamento

Angola propôs, esta quarta-feira, em Rabat, Marrocos, a criação de uma rede parlamentar dedicada à zona atlântica de África, para servir como fórum de troca de ideias, melhores práticas e políticas públicas, dirigidas a solucionar os desafios enfrentados. 

De acordo com a deputada Ruth Mendes, que discursava em representação da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, na reunião dos líderes dos parlamentos dos países da África Atlântica, os parlamentares têm a função nobre de aprovar legislação que promova a paz, a segurança e o desenvolvimento económico na região.

Casamentos precoces 

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, defendeu, esta quinta-feira, a erradicação dos casamentos precoces, forçados, combinados ou arranjados, que envolvem na sua maioria raparigas menores de 18 anos, sendo-lhes roubada a sua educação, saúde e perspectivas de vida.

Carolina Cerqueira falava no lançamento da "Campanha de Erradicação do Casamento Infantil e da Gravidez na Adolescência - Uma Questão de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Criança", uma iniciativa enquadrada no Acordo de Implementação do Projecto de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, HIV/Sida e Governação do Fórum Parlamentar da SADC.

Segurança 

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, exortou esta quinta-feira, em Luanda, as forças de defesa e segurança a combater, sem tréguas, qualquer manifestação ou tentativa de subverter a ordem constitucional. 

Ao discursar na reunião das chefias militares das Forças Armadas Angolanas, encorajou as forças de defesa e segurança a não baixar a guarda, redobrando da vigilância e da prontidão combativa "para prevenir, descobrir e deter todas as manobras internas ou outras conduzidas a partir do exterior do país, que possam ou venham perigar a harmonia, a paz e o bem-estar dos angolanos"

Crise Humanitária 

A secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, apelou, esta quinta-feira, à União Africana para mobilizar forças, a fim de acudir a difícil situação humanitária no continente africano. 

Esmeralda Mendonça falava durante uma audiência concedida ao embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta, com quem analisou questões de carácter regional e multilateral.

Imigração ilegal

Quinhentos e três cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram repatriados pelas autoridades policiais da província da Lunda-Norte, por alegada entrada e permanência ilegal no território nacional.

A informação foi prestada esta quinta-feira à ANGOP pelo chefe do Departamento de Comunicação Institucional e Imagem do Comando Provincial da Polícia Nacional, Domingos Muanafumo, sublinhando que a detenção dos imigrantes ocorreu durante uma micro-operação conjunta entre os vários órgãos do Ministério do Interior.

Produção de ovos

Três milhões 362 mil e 897 ovos foram produzidos, em 2024, por aviários da Huíla, mercado que precisa de 35 milhões 830 mil e 652 unidades/ano.

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, no Lubango, o chefe do Departamento Provincial do Instituto dos Serviços de Veterinária da Huíla, José Chicomo, disse tratar-se de uma produção concentrada em aviários da Humpata, do Lubango, da Matala, da Chibia, do Caluquembe e do Cuvango.

Transporte público

A província do Cuanza-Norte passa a contar com uma frota de 69 autocarros públicos, fruto da disponibilização de mais 14 meios distribuídos, esta quinta-feira, na cidade de Ndalatando, aos operadores privados, com vista a facilitar a mobilidade intermunicipal e urbana dos munícipes.

A iniciativa do Governo angolano, que distribuiu 55 autocarros nessa província, em 2022, é direccionada aos operadores de transporte público, que recebem estes meios a título de crédito, com o pagamento inicial de dois milhões de kwanzas, num total de 58 milhões por cada autocarro.

Frutas tropicais

Mil  toneladas de frutas tropicais foram colhidas, em 2024, por agricultores do município da Humpata, na Huíla, observando uma redução de 300 toneladas, em relação a 2023, anunciou esta quinta-feira a directora municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas,  Flora Fernandes.

Em declarações  à ANGOP,  Flora Fernandes justificou a redução da colheita pelo facto de o município ter registado, na fase da floração, uma praga que afectou os campos, resultando na deformação de algumas frutas, além das fracas chuvas.

Violência doméstica 

Três mil e 149 casos de violência doméstica foram registados no país, em 2024, mais 58 em relação ao ano anterior, revelou esta quinta-feira o secretário de Estado do Interior, Arnaldo Manuel Carlos. 

O responsável  falava  em representação do titular do sector, Manuel Homem, na abertura  de uma acção formativa dos efectivos da  Polícia Nacional (PN), que decorre durante duas semanas sob o lema “Um Olhar às Vítimas de Violência Doméstica e Sexual”.

Literatura

O livro “O quase fim do mundo”, do escritor angolano Artur Pestana “Pepetela”, foi recentemente indicado para integrar o currículo de língua portuguesa do vestibular no Brasil.

De acordo com uma nota da Academia de Letras de Angola, o vestibular no Brasil é o exame final do ensino médio, sem a aprovação no qual não é possível o ingresso no ensino superior.

Combate à pobreza

O Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate  à Pobreza (PIDLCP) beneficiou,  em 2024, pelo menos 504 mil e 806 pessoas, na província do Namibe.

Deste total, o município de Moçâmedes atendeu o maior número de beneficiários, com 195 mil e 286 pessoas, seguido do Tômbwa com 91 mil 307, da Bibala com 76 mil e nove e do Virei com 80 mil e 200, enquanto o Camucuio registou o menor número (62 mil  e quatro). 

Natação

Angola disputa, pela sexta vez, o Campeonato Africano júnior de natação, que decorre de 30 de Abril a 4 de Maio próximo, na cidade do Cairo, Egipto.

De acordo com uma nota da Federação Angolana de Natação (FAN), enviada esta quinta-feira à ANGOP,  a pré-convocatória conta com 20 nadadores, dos quais 10 masculinos e igual número em femininos.

Sagrada Esperança

O francês Yannick Quesnel, de 51 anos de idade, assume o comando técnico do Sagrada Esperança da Lunda-Norte, a partir da segunda volta do Campeonato Nacional de Futebol "Girabola'2024/25".

Antigo guarda-redes do Benfica de Lisboa (Portugal), Quesnel assinou um contrato válido por dois anos, com um de opção, segundo o presidente de direcção do clube, José Muacabalo, sublinhando que decorrem os processos migratórios para a chegada do técnico antes do início da segunda volta.

Complexo José Sayovo

As obras do Complexo Desportivo Paralímpico “José Sayovo”, na província do Bengo, estão com 65% de execução física, numa empreitada considerada como  exemplo de inclusão pelo acesso a dar a várias modalidades olímpicas e paralímpicas.

A empreitada foi visitada esta quinta-feira,pela ministra de Estado para Área Social, Maria Bragança, que manifestou a sua satisfação com o andamento das obras. IZ





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

ASA regressa ao provincial de andebol de Luanda

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 17h17

MPLA apela à disciplina partidária

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 17h05

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+