Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Audiência
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta sexta-feira, em Luanda, uma delegação de alto nível da cadeia de televisão americana CNN, liderada pelo seu vice-presidente, Phil Nelson.
Na audiência, os executivos da gigante de media dos Estados Unidos referiram-se a Angola como um país “com boas histórias para contar”, e que, por isso, vai permanecer no radar da sua equipa editorial.
Encorajamento
O MPLA encorajou esta sexta-feira, em Luanda, o presidente do partido, João Lourenço, a prosseguir os esforços empreendidos na resolução pacífica dos conflitos em África, especialmente na República Democrática do Congo (RDC).
O encorajamento está expresso no comunicado final da primeira reunião ordinária do Bureau Político do Comité Central do MPLA, que abordou aspectos relacionados com o programa das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 2025.
Paz e reconciliação
O Presidente João Lourenço apelou esta sexta-feira para o comprometimento de todos os africanos, especialmente jovens e mulheres, na materialização da paz e da reconciliação nacionais.
Discursando por ocasião do Dia da Paz e Reconciliação do Continente, que se assinala a 31 de Janeiro, disse ser necessário colocar todos os recursos materiais, intelectuais e espirituais a favor da paz e da reconciliação para o desenvolvimento económico e social dos países e do continente como um todo.
Museu
As obras de restauro e requalificação do futuro Museu da Luta de Libertação de Angola, ex-Fortaleza de São Francisco de Penedo, estarão concluídas antes da data da celebração dos 50 anos da Independência Nacional, a 11 de Novembro deste ano, assegurou o ministro da Cultura, Filipe Zau.
Filipe Zau, que falava à ANGOP, no final de uma visita de constatação dos trabalhos de requalificação na companhia do embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte, indicou que as obras estão orçadas em 34 milhões de euros.
Repatriamento
Cento e 18 cidadãos estrangeiros em situação supostamente irregular foram repatriados pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), na província do Moxico, em 2024, mais 36 em comparação com o período anterior.
Segundo o chefe de comunicação e imprensa do SME, Januário Miranda, que falava à ANGOP sobre as actividades desenvolvidas neste período, entre os repatriados estão 87 da República Democrática do Congo (RDC) e 26 zambianos.
Contrabando
Trinta e seis mil e 920 litros de combustível (gasóleo e gasolina) foram apreendidos na província da Lunda-Norte, durante uma micro-operação dos órgãos de defesa e segurança local, por contrabando.
O combustível apreendido no âmbito da operação contra o contrabando de produtos petrolíferos, garimpo de diamantes, tráfico de menores e imigração ilegal, entre outros crimes, tinha como destino a vizinha República Democrática do Congo (RDC).
Adulteração
A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) anunciou sexta-feira ter identificado 28 espaços ilegais de produção de água engarrafada, em Luanda, maioritariamente nos municípios de Viana, Cacuaco e Hoji Ya Henda.
Segundo o inspector-geral adjunto da ANIESA, Heleno Antunes, essa prática coloca em risco a saúde pública, especialmente no actual contexto, em que se trabalha para conter a cólera.
Avicultura
A presidente do núcleo da Associação dos Avicultores de Angola (ANAVI) na província do Huambo, Agripina Mateus, prometeu, esta sexta-feira, trabalhar para começar, este ano, a produção de carne de frangos.
Em declarações à imprensa, Agripina Mateus disse ser o grande desafio abraçado pelos produtores de ovos e aves da província do Huambo, atendendo aos dados ínfimos da produção de carne de frango em Angola.
Actividade portuária
O Porto do Lobito, na província de Benguela, movimentou um milhão 504 mil e 64 toneladas de carga diversa, em 2024, um aumento de 5,98% em relação ao ano anterior.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da empresa, Celso Rosa, o Porto do Lobito recebeu, no ano passado, 372 navios contra os 351 que atracaram em 2023.
Detenção
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta sexta-feira, em Luanda, o director do IVA da Administração Geral Tributária (AGT), no quadro do mediático caso dos sete mil milhões de kwanzas.
Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, a detenção resultou de um mandato emitido por fortes indícios de envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.
Basquetebol
O técnico Paulo Macedo definiu esta sexta-feira as 12 jogadoras da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, para o duplo duelo diante de Moçambique, de qualificação ao Afrobasket, a decorrer em Agosto, na Côte d'Ivoire.
De fora ficaram Rosa Gala, Osemilde Rodrigues e Nelma Cunha, por opção técnica, enquanto que a base Sara Caetano, que chega na manhã de domingo, será a última a integrar o grupo.
Carlos Morais
Após 22 anos ao serviço do Petro de Luanda, o extremo Carlos Morais foi, esta sexta-feira, em Luanda, apresentado como jogador do Interclube até final do presente Campeonato Nacional de Basquetebol.
Oficialmente, diz-se que o Petro ainda contava com os seus préstimos, enquanto o jogador responde não ter merecido atenção do clube na proporção dos seus feitos, num clube onde se iniciou aos 12 anos de idade, perfazendo seis de formação e 16 como profissional. IZ