Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Crise na RDC
O Presidente da República, João Lourenço, perante a degradação da situação de segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC), prosseguiu esta quinta-feira diligências diplomáticas, para o fim conflito entre este país e o vizinho Rwanda.
Uma nota da Presidência da República a que a ANGOP teve acesso indica que, depois de se ter reunido na véspera com o seu homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, em Luanda, o Chefe de Estado falou ao telefone sucessivamente com os Presidentes Paul Kagame (Rwanda) e Emmanuel Macron (França).
Cimeira virtual
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, presidiu esta quinta-feira, a partir de Luanda, em sistema virtual, à Cimeira da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), organismo que congrega 79 países, dos quais 48 de África, 16 do Caribe e 15 do Pacífico.
Angola assumiu a presidência da organização em Dezembro de 2022, durante a 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do órgão realizada, em Luanda, enquanto o diplomata angolano George Rebelo Pinto Chikoti é o seu secretário-geral desde 2019.
Recursos naturais
Angola tem investido bastante na protecção dos recursos naturais e, consequentemente, tem dedicado esforços para a melhoria da conservação da biodiversidade, salientou esta quinta-feira, em Luanda, o Chefe de Estado, João Lourenço.
Na abertura da Conferência Internacional sobre Biodiversidade e Áreas de Conservação (CIBAC), o estadista apontou a implementação do projecto de expansão e o fortalecimento do Sistema de Áreas Protegidas como uma das medidas.
Operações da ExxonMobil
O Presidente da República, João Lourenço, foi informado esta quinta-feira, em Luanda, das actuais operações da ExxonMobil no bloco petrolífero 15, localizado a cerca de 145 quilómetros a Oeste da costa da província do Zaire, em águas profundas angolanas.
A informação foi prestada pelo vice-presidente da ExxonMobil para as Operações em Águas Profundas, Hunter Farris, que foi recebido em audiência pelo Chefe de Estado angolano, no Palácio Presidencial, em Luanda.
Parlamentos da SADC
O alinhamento e padronização das políticas e metodologias relativas à capacitação e formação nos Parlamentos constitui um dos resultados esperados na primeira mesa redonda das Instituições de Capacitação e Formação dos Parlamentos da SADC, que decorreu esta quinta-feira (30), em Luanda.
O encontro, o primeiro do género dirigido a técnicos parlamentares, visa ainda a melhoria na compreensão do processo de planificação e execução das acções de capacitação e formação no contexto dos Parlamentos, maximização da gestão das instituições de capacitação e formação parlamentar.
Boeing 787-9 Dreamliner
O primeiro avião de tipo Boeing 787-9 Dreamliner, dos quatro adquiridos pela TAAG, aterrou esta quinta-feira, no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), no Icolo e Bengo, para reforçar a frota de longo curso da companhia angolana de bandeira.
Com capacidade para 313 passageiros, a aeronave, proveniente dos Estados Unidos da América (EUA), aterrou em solo angolano às 12:14 horas locais com 50 pessoas a bordo, entre membros da tripulação e do Conselho de Administração da TAAG.
Empregabilidade
Os 13 novos municípios da província de Benguela vão beneficiar, a partir deste ano, de acções formativas do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), visando aumentar a empregabilidade dos jovens, soube a ANGOP esta quinta-feira.
Chicuma, Babaera, Egipto-Praia, Biópio, Chila, Chindumbo, Capupa, Yambala, Dombe Grande, Canhamela, Catengue, Bolonguera e Navegantes são as novas unidades territoriais que elevaram para 23 o número de municípios da província de Benguela, fruto da nova divisão político-administrativa (DPA) no país.
Mecanização agrícola
Trinta e duas cooperativas da província do Uíge beneficiaram, esta quinta-feira, de tractores, alfaias e motocultivadores, avaliados em mil milhão e 611 milhões 355 mil 60,77 kwanzas, num financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Enquadrada no Programa de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar, a iniciativa beneficiou as cooperativas agrícolas dos 23 municípios da província do Uíge, uma aposta que visa fomentar a produção de alimentos no país.
Petróleo e gás
A sexta edição do Angola Oil & Gás (AOG), a decorrer de 3 a 4 de Setembro deste ano, vai contar com um total de três mil participantes, entre empresas petrolíferas, prestadoras de serviços e investidores, para analisar temas relevantes do sector.
Considerado o maior evento do sector energético em Angola, a AOG visa impulsionar investimentos, promover parcerias e apresentar novos projectos.
Prospecção mineira
O Governo angolano e a empresa privada Ndumba vão assinar, no decorrer da 31ª Conferência Internacional de Minas e Exposição "Mining Indaba 2025", na cidade do Cabo (África do Sul), um acordo de prospecção mineira no Lucapa, província da Lunda Norte.
A informação foi avançada esta quinta-feira, pelo director nacional de Recursos Minerais, Paulo Tanganha, na conferência de imprensa de apresentação do programa de participação de Angola no referido evento, agendado para 03 a 06 de Fevereiro deste ano.
Imigração ilegal
Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC) foi detido quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Zaire, por suposto tráfico de imigrantes ilegais, provenientes do seu país.
Trata-se de Ezequiel Katumbayi, de 31 anos de idade, detido na aldeia do Nkoko, município do Luvo, informou esta quinta-feira à ANGOP o porta-voz do SIC no Zaire, José Bernardo Bebeto.IZ