Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Diálogo
Angola continuará fiel à sua tradição de promover o diálogo interativo e inclusivo, reservando ao continente africano uma atenção especial, declarou o Presidente da República, João Lourenço.
Confiança
Os resultados alcançados pelo Estado angolano, no ano findo, permitem encarar 2025 com confiança e determinação, afirmou o Presidente da República, João Lourenço.
Reunião
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orientou uma reunião com os membros do Governo Provincial do Namibe, a fim de analisar matérias relacionadas com as comissões e conselhos sob sua coordenação.
Património
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou haver necessidade de intervenção às pinturas rupestres de Tchitundo-Hulu, visando a conservação do bem e, consequentemente, a efectiva classificação a Património.
Deslocação
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, deixou a província do Namibe, com destino a Luanda, depois de ter cumprido uma agenda intensa de três dias.
Apoio
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, reafirmou o seu apoio aos esforços de paz liderados pelo Presidente João Lourenço para diminuir a tensão entre a RDC e o Ruanda.
Compromisso
O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, reafirmou o compromisso do país com a transparência e a protecção dos direitos humanos.
SME
O ministro do Interior, Manuel Homem, anunciou que o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) está a preparar medidas para uma célere emissão e atribuição de passaportes.
Internet
Quatro milhões 574 mil 993 usuários de internet estão conectados na sequência do Projecto Angola Online, implementado pelo Executivo angolano, com auxílio de parceiros, informou nesta sexta-feira, em Luanda, o director nacional para Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges.
Crime
Dois funcionários da Administração Geral Tributária (AGT) foram detidos e apresentados, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por supostamente terem lesado o Estado angolano em mais de sete mil milhões de kwanzas.
AGT
A Administração Geral Tributária (AGT) esclarece que a detenção dos seus dois funcionários, ocorrida recentemente, em Luanda, deveu-se às inconformidades de alguns procedimentos que confirmaram operações irregulares de pagamento de impostos no sistema desta instituição.
Voleibol
As duplas angolanas, em ambos os sexos, estrearam-se a vencer no primeiro dia da II edição do torneio internacional de voleibol de praia, iniciado na Ilha de Luanda. OHA